Coloque em prática algumas ações e obtenha avanços na manutenção de uma alimentação nutritiva para as crianças
Atualmente, a alimentação nutritiva infantil é uma pauta muito discutida e um desafio para alguns pais. Conte com algumas dicas que podem ajudar nessa jornada.
Você + Criança = Um dupla infalível.
Estabeleça um exemplo positivo.
Seja um modelo de alimentação nutritiva para as crianças, pois elas tendem a imitar os comportamentos alimentares dos responsáveis.
Envolva a criança no processo.
Inclua seus filhos na escolha e preparação das refeições. Eles podem ajudar a selecionar frutas e vegetais no supermercado ou participar de atividades simples na cozinha como, por exemplo, colocar os pratos e talheres na mesa ou ajudar a misturar os ingredientes.
Seja paciente e persistente.
Lembre-se de que pode levar um tempo para que a criança mude seus hábitos alimentares. Por isso, continue oferecendo alimentos nutritivos, mesmo que sejam rejeitados inicialmente. Com o tempo, essa percepção pode mudar na criança.
Estabeleça horários regulares.
Manter horários regulares para as principais refeições do dia pode ajudar o seu filho a desenvolver um padrão alimentar nutritivo.
Criatividade e dedicação
Inclua variedade no cardápio.
Sempre que possível, ofereça uma ampla variedade de alimentos, como frutas, legumes, grãos integrais, carnes magras e laticínios.
Faça das refeições um momento agradável.
Crie um ambiente positivo e descontraído durante as refeições, evitando estresse ou pressão para comer. Desligue a TV e os dispositivos eletrônicos para que todos possam se concentrar na comida e na conversa.
Evite recompensas com comida.
Usar doces ou alimentos menos nutritivos como recompensa, não é uma boa prática, pois a criança pode criar uma associação negativa com determinados alimentos, como saladas, legumes e frutas e, então, passar a rejeitá-los.
Cada criança é única e pode haver desafios específicos ao incentivar hábitos alimentares nutritivos. Para orientações personalizadas, consulte um nutricionista.